domingo, 7 de junho de 2015

Qual o seu combustível?




--

Passaram-se longas 22 semanas das 23 semanas que me separam do grande dia, a maratona! Vocês vem me acompanhando desde o dia que lancei o desafio, tanto que já tive mais de 1800 visualizações no blog de pessoas do mundo todo (só faltou a África e a Oceania para fechar o globo!). Só tenho a agradecer muito a todos vocês, pois a ideia dessa ferramenta era justamente gerar um comprometimento em mim para não me fazer desistir do desafio ao longo dessa jornada. Receber mensagens, pessoas me encontrando e perguntando “como estão os treinos?”, ou “tu é louco?”, me fizeram chegar até aqui!



De lá pra cá muita, mas muita coisa aconteceu. Posso dizer que vivi semanas intensas e tive a impressão de terem sido muito mais. O tempo é engraçado, às vezes amigo, outras inimigo, algumas vezes cruel, mas acima de tudo ele ensina... Aprendi que travamos uma batalha contra si, contra o eu, e que nem sempre planejar é acertar. Descobri como a corrida me faz bem, ajudando-me a esvaziar a mente, sendo quase que um momento de meditação. Descobri como arrumar a bagagem, escolher o que pôr nela e que apenas 1/3 do que se coloca realmente se usa na prática!
Fui atropelado pela rotina e senti na pele o quão difícil é dedicar-se às coisas. Se tivesse um gráfico dos meus treinos posso dizer que iniciei numa crescente, tive uma ameaça de declínio, voltei a subir e depois mantive-me numa linearidade. O melhor foi saber o apoio que tenho das pessoas que fazem parte da minha vida, isso faz a diferença. Acreditar e fazer são duas palavras de peso. Quando achei que tudo estava perdido, numa partilha entre amigos, descobri que o recomeçar é diário. Uma das maiores lições: ritmo. Falar para alguém que leva a vida com o “pé no acelerador” para desacelerar não é tarefa fácil! Enfrentei barreiras que achava intransponíveis e vivi em 2 dias uma maratona.
Ufa! Viver tudo isso só fez sentido porque tive um combustível que me fez ir adiante: os amigos. Quando você está desanimado, eles te dão o gás para seguir. Sem eles, não conseguiria. Venho pensando nisso há uns 15 dias e recordando. Recomecei a correr, depois da lesão que comentei em post anteriores, depois de conhecer o Alemão e ver a paixão dele por corridas. Fiz meus primeiros 21km conversando com ele numa partilha de vida numa viagem que fizemos juntos ao Uruguai. Ele me distraiu e quando terminou, me mostrou o GPS dele marcando a distância, foi demais! Logo na retomada dos treinos antes dos 21km que comentei, fiz vários treinos com o Tiaguinho e o Dudu. Com o Dudu, corri meus primeiros 12km trail morro acima!
Minha primeira prova depois de uma cirurgia que fiz nos olhos foi com o Botelhera, Cleiton e Dieguinho numa prova muito louca e divertida. A casa do Duda é meu ponto de parada de água quando faço alguns treinos em Cachoeirinha, e me lembrei dele quando encarei os 30km. Foi a garra dele que me fez terminar aquele treino. O Vini, coitado, vem me aturando desde janeiro. Além de amigo me treina, ou seja, haja paciência comigo hehe. O Marques me acompanhou num treino desde o início desse desafio, mas esteve presente na segunda vez que corri meia maratona. Em compensação, o Marcião esteve em vários dos meus treinos ao longo desse desafio. Por fim, a minha staff número 1, minha parceira, amiga e meu amor (precisa dizer mais alguma coisa?!), a Ali.


Recebi do Duda uma dezena do terço que vou levar junto comigo na prova domingo que vem. Já tenho a minha meta de tempo, 4:10. Essa é a meta que o Vini passou, a minha pessoal é fazer sub 4. Quer saber como vou fazer? Vou lembrar de cada palavra que escrevi nesse último post antes da prova, dos amigos que levo no coração e da fé que estará representada no tercinho que ganhei. Neste domingo faço meus últimos 15km. Tempos atrás chamaria de longão, hoje digo que é rodagem. Faço mais 5km na segunda-feira e depois a prova! Qual o seu combustível? Ou, o que te motiva? Para mim sem dúvidas são os amigos.


Termino sempre dizendo “até a próxima semana!”, dessa vez encerro dizendo: até a maratona!

Nenhum comentário:

Postar um comentário